Jornalista científico desde 1969, Luis Ángel Fernández Hermana atuou na América Latina e na Europa e é o correspondente científico do Periódico de Catalunya desde 1982. É membro fundador do «Grupo dos jornalistas digitais» criado em 1996.Ele trabalhou com afinco em torno do conceito de «administração do conhecimento em rede», a partir do qual elaborou um método de colaboração em rede e de animação das comunidades virtuais.

De 1996 a 2004, dirigiu a empresa “enredando.com”, editora da revista de mesmo nome, dedicada à reflexão sobre o impacto da Internet sobre a sociedade e que publicou mais de 425 artigos em torno desse tema. Participou, também, da criação de 3 jornais internacionais “en.red.ando” (Barcelona 2000, 2001 e 2003) consagrados à visualização da informática, à web inteligente e a web semântica. “Enredando” também coorganizou, com as Universitades das Ilhas Baleares um mestrado em Comunicação Digital..

Atualmente, continua suas atividades de consultor e de jornalista, voltado para a aplicação das tecnologias da informação às organizações, à administração dos saberes em rede, ao desenvolvimento de sistemas de informação para as comunidades virtuais.
http://lafh.info

24 de Abril de 2006

couverture du livre enjeux de mots Este texto é extraído do livro Desafios de Palavras: Enfoques Multiculturais sobre as Sociedades da Informação. Coordenado por Alain Ambrosi, Valérie Peugeot e Daniel Pimienta, este livro foi publicado em 5 de novembro de 2005 por C & F Éditions.

O texto é publicado por licença Creative Commons Atribuição; não é autorizado uso comercial.

O conhecimento deve ser dado em acesso livre... Porém, ao mesmo tempo, os autores e editores necessitam fundos para continuar seu trabalho. Caso disponha dos meios necessários, encomende o livro em linha (39 EUR).