Dominique Cardon é sociólogo do Laboratório de usos da France Télécom R&D e pesquisadora associada do Centro de estudos dos movimentos sociais da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (CEMS/EHESS).

Suas obras tratam das relações entre os usos de novas tecnologias e as práticas culturais e midiáticas. Se as novas tecnologias contribuem para transformar as relações sociais dos indivíduos, elas modificam também o espaço público, as mídias e a maneira de produzir informações. A articulação entre sociabilidades e espaço público encontra-se na origem de diferentes trabalhos que tratam das práticas culturais, das mídias alternativas ou de programas televisivos «interativos». Interessa-se especialmente pelos usos das novas tecnologias pelos militantes internacionais do movimento altermundialista.

8 de Maio de 2006

couverture du livre enjeux de mots Este texto é extraído do livro Desafios de Palavras: Enfoques Multiculturais sobre as Sociedades da Informação. Coordenado por Alain Ambrosi, Valérie Peugeot e Daniel Pimienta, este livro foi publicado em 5 de novembro de 2005 por C & F Éditions.

O texto é publicado por licença Creative Commons Atribuição; não é autorizado uso comercial.

O conhecimento deve ser dado em acesso livre... Porém, ao mesmo tempo, os autores e editores necessitam fundos para continuar seu trabalho. Caso disponha dos meios necessários, encomende o livro em linha (39 EUR).