Militante associativo e conselheiro da prefeitura em Brest, Michel Briand é, também, diretor adjunto de formação em uma escola de engenharia, ENST da Bretanha do Grupo de Escolas de Telecomunicações.

Participou da criação da rede CRéATIF (Collectif des Réseaux d’Accès aux TIC en France) apoiando-se nos Papi Brestois (pontos de acesso público à Internet) e do trabalho conduzido no seio do OTV (observatório de tecnologias na cidade). Criou e liderou o grupo de trabalho municipal “Cidadia e Novas Tecnologias”, cadinho das iniciativas ocorridas em Brest (fórum e portal das associações, convocação para projeto, redes das escolas de Brest...).

Após o acesso público, o escrito público, a cobertura imparcial dos territórios e a informação como bem público são para Michel Briand os principais desafios das sociedades da informação. Em oposição às posições do poder, um funcionamento aberto à iniciativa, à criatividade, ao debate, à participação concedem sentido e eco às realizações locais, criações do bem comum. É este o sentido de seu envolvimento na rede I3C da Internet criativa, cooperativa e cidadã.

16 de Fevereiro de 2006

couverture du livre enjeux de mots Este texto é extraído do livro Desafios de Palavras: Enfoques Multiculturais sobre as Sociedades da Informação. Coordenado por Alain Ambrosi, Valérie Peugeot e Daniel Pimienta, este livro foi publicado em 5 de novembro de 2005 por C & F Éditions.

O texto é publicado por licença Creative Commons Atribuição; não é autorizado uso comercial.

O conhecimento deve ser dado em acesso livre... Porém, ao mesmo tempo, os autores e editores necessitam fundos para continuar seu trabalho. Caso disponha dos meios necessários, encomende o livro em linha (39 EUR).